A Cerâmica Ermida é uma empresa comprometida com a recuperação e preservação do meio ambiente. Sendo assim, adota práticas que visam – por exemplo – a conservação de espécies da fauna e flora comuns à região que foram exploradas.
Confira as iniciativas que são adotadas pela empresa:
1. RECUPERAÇÃO DE JAZIDA EXPLORADA
A exploração da argila é realizada através de projetos aprovados pelos órgãos municipais, estaduais e federais. Após a exploração, a recuperação da área é efetuada com o plantio de mudas de árvores nativas, que em sua composição, buscam restaurar a fauna e a flora da região. Atualmente, conta com uma área de reflorestamento com mais de trinta mil árvores diversificadas em aproximadamente de 80 espécies.
2. QUEIMA DE COMBUSTÍVEL RESIDUAL
O combustível utilizado para a queima dos blocos é o cavaco de madeira. No entanto, o material que a empresa utiliza é fornecido por empresas especializadas, que recolhem resíduos de madeiras de obras, embalagens industriais e pallets, na grande São Paulo. Com beneficiamento, o material é transformando em cavaco. Desta forma, para a queima dos blocos da Cerâmica Ermida, não é necessário o corte de novas árvores.
3. USO DE RESÍDUOS INERTES
Os resíduos gerados pela produção da Cerâmica Ermida, são inertes. Desta forma, este material gerado é moído, e retornado para o processo produtivo.
4. REPOSIÇÃO E RECUPERAÇÃO FLORESTAL
A empresa, além de contar com o plantio de mais de cem mil pés de eucalipto, também é certificada pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo com o selo Madeira Legal . A reposição florestal garante o suprimento futuro e combate á escassez de matéria prima florestal.